terça-feira, 5 de abril de 2011

O Cachorro "Cracudo"

Chego na rádio às 5 da matina e o primeiro passo é ler as notícias da madrugada, sempre muito bem apuradas pela amiga e jornalista Laís Vieira. Pego equipamento, celular e compartilho as ideias com a coordenadora Ana Rodrigues. Diante da sua aprovação... rumo a batalha diária.
Mas tem um detalhe, nem toda madrugada é recheada de acontecimentos. E essa foi uma daquelas que a gente chama de "mortinha".
Só que quando saio da redação sem notas da madruga, já fico preparada pra alguma bomba estourar pela manhã... e eu confesso que aguardo ansiosa.
Hoje, por exemplo, tudo parecia muito tranquilo até as 8h. Antes disso, dei aquela girada básica pra dar uma verificada no trânsito; serviço importante pro ouvinte, e depois lanchei no estacionamento do IML. Isso mesmo: e não se espantem, ali é ótimo para lanchar, o carro fica bem estacionado, dá pra ver o movimento da Francisco Bicalho e, de quebra, ainda fico sabendo de primeira se tem corpo sendo liberado (comecem a conhecer o dia a dia do repórter).
E então, durante o programa do Clóvis Monteiro, a Ana me ligou e a sugestão era "correr" para uma operação no Jacarezinho. "Opa, que beleza!" Esse foi meu pensamento imediato, porque operações sempre resultam em bons flashes. E a Ana completou: (E AQUI JUSTIFICA O TÍTULO DESSE POST): ela disse que tinha uma história de um menor que foi encontrado morto dentro da sede da SUIPA, na Avenida Dom Helder Camara, as margens do Jacarezinho (na conhecida Cracolância). O menor seria usuário de drogas, teria morrido de overdose E, agora sim a história surreal, um cachorro teria mordido o corpo do menor e morrido também. Intoxicado? Isso era um caso já apurado na tarde de segunda-feira. Bom, compramos a ideia, afinal, nesse Rio de Janeiro acontece de tudo.
Segui para o terceiro batalhão. Ao chegar, os policiais me indicaram uma sala onde o gentil coronel Rui França estava. Entrei. O que eu não sabia é que era uma sala de reuniões e acontecia um café comunitário com os moradores. E eu já estava ali, conclusão: fui apresentada pelo microfone como convidada especial: a repórter da rádio Tupi. "Meu Deus, tenho que fazer a pesquisa do Barbosa com os ouvintes nas ruas." Foi o que pensei já tentando encontrar uma saída pra "raptar" o comandante, fazer a entrevista e sair correndo.
Não consegui, tive que esperar, a sorte é que eu estava perto da porta e dava pra sair nos momentos das pesquisas, uma correria louca tentando conseguir povo pra falar sobre os assuntos populares na rua do batalhão... mas deu tudo certo, e até que consegui bons entrevistados.
E quando o coronel conseguiu um intervalo, ele veio me atender.
Comecei então a falar sobre o cachorro, era isso que me interessava. E ele? Com o ar sereno que lhe é peculiar: "Não sei desse cachorro, um animal poderia morrer assim?"
Eu confesso que também achei que não, mas nessa profissão a gente passa a acreditar em tudo, e se fosse verdade e eu não comprasse a ideia, não me perdoaria depois.
Entrei no ar pra esclarecer aos ouvintes... é o jornalismo verdade, a gente também se equivoca...
... mas o cachorro cracudo vai ser assunto pro mês inteiro na redação da Tupi.

6 comentários:

  1. Pra lanchar no estacionamento do IML, tem que ter blarg....disposição!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história do cachorro cracudo. A ficção foi "melhor" que a realidade. Felizmente nenhum cachorro morreu e infelizmente, um adolescente morreu com a droga da morte.

    ResponderExcluir
  3. Bianca!!!!! Que coisa de louco. Acho que você sente cheiro de notícias no ar. Acho essa sua profissão maravilhosa, e tenho certeza que ela já estava no seu sangue. Olha, continue com essa sua dedicação e vontade, assim nascem os grandes repórteres e jornalistas. Parabéns menina, a Rádio Tupy ainda vai se orgulhar muito de você. Você está no caminho certo, parabéns você merece esse espaço. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Bianca! Escutei hj na radio Tupi que você criou um blog e vim conferir. Muito boa essa sua ideia de compartilhar com todos as suas historias e a sua vida de reporter. Estou sempre te ouvindo na 96,5.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  5. oi bianca parabens seu blog ja é sucesso garantido...
    eu ainda nou vela sendo entrevista pelo o jo soares.. beijo fica com deus...
    ass samuel..

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis conhecer o rosto de quem encanta nossas manhãs!!Sou ouvinte diária da rádio e vocês já fazem parte de nossa família!

    ResponderExcluir